Santa Cruz F.C. na Gala de Desporto de Matosinhos

07-09-2009 19:46

 Uma festa repleta de campeões de Matosinhos. No sábado de manhã, dia 5 de Setembro, a zona envolvente ao Pavilhão Gimnodesportivo do Padrão da Légua recebeu a 1ª Gala do Desporto, organizada pela Câmara Municipal, e que teve por objectivo homenagear todos aqueles que, durante o ano de 2009, levaram Matosinhos no coração, conquistando, em diferentes modalidades e escalões etários, títulos, medalhas ou galardões. Uma homenagem que se estendeu aos dirigentes desportivos de cada uma das colectividades premiadas.
No total, foram distribuídos cerca de 130 troféus distinguindo os melhores dos campeonatos regionais e nacionais, em diferentes modalidades como a vela, o hipismo, o boxe, o xadrez, a orientação, o fustal, o andebol, etc.( Entre os prémiados estava a equipa de futsal de infantis que se sagou campeão distrital da 1ª divisão de infantis).
Os galardões foram entregues em clima festivo pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, pelos vereadores Dra. Joana Felício, Dra. Luísa Salgueiro e Fernando Rocha, e ainda pelos Administradores da MatosinhoSport, Eng.ª Helena Vaz e Prof. António Rijo.
No início desta Gala do Desporto foram assinados protocolos com cerca de 60 colectividades do concelho, implicando um investimento da autarquia em cerca de 515 mil euros. Um esforço que ficou patente neste mesmo dia com a assinatura do documento e a imediata entrega na hora do cheque com o valor.
Na festa do Desporto brilharam os alunos da Escola de Dança Alberta Lima e os Just Dance School que tiveram oportunidade de mostrar às cerca de mil pessoas presentes neste mega-evento o porquê de Matosinhos estar na vanguarda do que melhor se faz em dança.
Depois do encerramento da Gala do Desporto, o Presidente da Câmara inaugurou o Pavilhão Gimnodesportivo do Padrão da Légua, que representa um investimento superior a 1milhão e 500 mil euros.
Este novo pavilhão insere-se em área urbana, onde já existe uma estrutura desportiva - o Campo de Futebol do Padroense Futebol Clube - fazendo a articulação com esta e no sentido de vir a complementar as modalidades desportivas existentes e as respectivas modalidades de Pavilhão que lhe estão associadas.
Do ponto de vista da inserção urbana, procedeu-se à alteração do traçado da via existente, onde o Pavilhão Gimnodesportivo se assume como um remate à área desportiva existente, promovendo a articulação com a malha urbana construída envolvente, nomeadamente as operações urbanísticas em curso e que fundamentam igualmente a proposta para o novo traçado da via, agora considerado.
No que se refere aos aspectos da prática desportiva, esta nova estrutura vai prestar apoio ao Padroense, assim como à população em geral e ainda à população escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico que, sendo numerosa apresenta um deficit considerável de equipamentos para este fim, em especial cobertos.
Nesta infra-estrutura desportiva os aspectos da formação, aprendizagem/iniciação e práticas de treino assumem um papel determinante, em detrimento da vertente do espectáculo desportivo, razão pela qual as áreas de público (bancada) se consideram secundárias, existindo apenas como forma de não inviabilizar a eventual realização de espectáculos desportivos, nomeadamente de carácter menos formal e que aqui possam vir a acontecer.
Neste contexto, o pavilhão possui uma bancada de público do tipo amovível, transportável e constituída por módulos de 50 lugares, com estrutura metálica e cumprindo as normas de segurança aplicáveis, nomeadamente quarto à altura de degraus, guardas de protecção e demais requisitos.
O Pavilhão do Padrão da Légua assume-se como «espaço-oficina» constituindo-se como uma unidade de elevado rendimento desportivo que, apesar desta característica mais marcante, consegue igualmente responder a necessidades específicas ao nível da assistência, em eventos que assim o reclamem, já que se prevê a existência de uma área destinada a bancada de público, localizada no piso superior do corpo dos Balneários / Vestiários.
 

Fonte:C.M.Matosinhos